Hambúrguer de Feijão Branco e Beterraba

Este hambúrguer não tem glúten na composição, é delicioso e tem uma cor linda. Ele fica super macio e levemente úmido, devido ao feijão branco. É perfeiro para servir como acompanhamento de lanches, saladas e refeições ♥

Ingredientes

1 xícara (de chá) de feijão branco cozido
1/2 xícara (de chá) de beterraba crua ralada
1 dente de alho grande picado
1/2 xícara (de chá) de cebola ralada
1/2 xícara (de chá) de cheiro verde picado (salsinha e cebolinha)
2 colheres (de sopa) de óleo ou azeite
4 colheres (de sopa) de amido de milho
Sal a gosto

  • Preço médio: R$4,50

  • Rende 4 hambúrgueres com cerca de 8cm de diâmetro e 1cm de espessura

  • Tempo de preparo: 8h (molho) + 35 minutos (preparo) + 1h (freezer)

  • Não contém glúten

  • Vegan

Modo de preparo

Cozinhe o feijão ou use o pré-cozido, de caixinha/pacote/vidrinho.
Eu costumo lavar e deixar o feijão branco de molho por cerca de 8 horas, em seguida coloco em uma panela de pressão, com o dobro de água (quente) e deixo cozinhando por cerca de 15 minutos ou até ele ficar bem macio.
Em uma vasilha, coloque o feijão cozido e amasse com um garfo. Adicione o alho, a cebola, a beterraba, o cheiro verde, o azeite e tempere com sal a gosto. Misture tudo com uma colher ou garfo, adicione o amido de milho e misture bem. Misture até obter uma massa mais grossa e que dê para modelar. Caso precisar, acrescente mais amido, mas sempre aos poucos.
Unte as mãos com um fio de óleo, divida a massa em quatro partes e modele os hambúrgueres. Evite fazer eles muito grossos, pois podem ficar crus no meio quando fritos.
Coloque-os em uma assadeira forrada com papel manteiga e leve ao freezer por cerca de 1 hora ou até ficarem duros.
Retire-os com cuidado do papel manteiga e frite em uma frigideira antiaderente, em fogo médio, com um fio de óleo espalhado sobre ela, até os dois lados ficarem bem douradinhos.
Caso preferir, você pode assar. É só colocar os hambúrgueres ainda congelados em uma assadeira antiaderente levemente untada e assar em forno médio por cerca de 30 minutos ou até ficarem levemente douradinhos embaixo. Ficam gostosos, porém eu achei que ficaram um pouco secos, e prefiro os hambúrgueres fritos.
Sirva como preferir. Eu usei pão integral, porque não tinha pão sem glúten em casa, alface, tomates e cebolas refogadas. Está pronto!

Veja outros hambúrgueres veganos aqui.

Dicas

  • Caso você não quiser usar beterraba, você pode por cenoura ralada na mesma quantidade que dá certo. Você pode também adicionar mais temperinhos conforme o seu gosto.
  • Se você quiser congelar, é só tirar os hambúrgueres do papel manteiga e guardar em potinhos ou saquinhos bem fechados. Acredito que aguentem por até 2 meses.

Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.